Na vida da mulher, a transição entre o estágio reprodutivo e o não reprodutivo é denominada climatério. Nessa fase, as mulheres apresentam inúmeras necessidades de prevenção de doenças e de promoção de saúde, e os médicos devem estar atentos a uma série de condutas direcionadas à otimização da qualidade de vida.
A consulta nutrológica é uma excelente oportunidade de suprir essas necessidades.
A data do último episódio de sangramento menstrual apresentado pela mulher é definida como menopausa. Acontece em média aos 51 anos, e 90% das mulheres apresentam a menopausa entre os 45 e os 55 anos de idade. Sua definição é feita retrospectivamente após 12 meses sem menstruar.
O termo “síndrome do climatério” se refere ao conjunto de sintomas e de sinais decorrentes da interação entre fatores socioculturais, psicológicos e endócrinos que ocorrem na mulher por volta da 4 década. Seu diagnóstico se baseia em anamnese detalhada complementada por exame físico minucioso.
Os sintomas vasomotores, também conhecidos como fogachos ou ondas de calor, são os mais frequentemente associados a essa fase.
Consistem em sensações súbitas de calor na região central do corpo, mais notadamente na região da face, tórax e pescoço, e duram em média três a quatro minutos.
Para mulheres com mais de 45 anos que apresentam queixas sugestivas de baixo níveis hormonais, o diagnóstico de síndrome do climatério é clínico e não necessita necessariamente de confirmação por outros exames complementares.
Importante nesta fase fazer o rastreamento de doenças como câncer de mama e cólon, depressão, osteoporose dentre outras.
A terapêutica hormonal (TH) da menopausa pode ser indicada para tratar sintomas, além de prevenir a perda de massa óssea e diminuir o risco de fraturas por fragilidade óssea. A história clínica e o exame físico completo podem descartar a grande maioria das contraindicações ao uso de TH.
O acompanhamento e cuidado da mulher nessa fase de climatério é fundamental, pois é acompanhado de uma série de mudanças fisiológicas que implicam necessidades de prevenção de doenças e de promoção de saúde. A consulta nutrológica da mulher climatérica é uma oportunidade incrível para tratar a mulher na sua completude.
Adaptada da Fonte: Febrasgo: Propedêutica mínima no climatério, maio, 2022.